8.9.10

Cook it Raw na Lapônia, e René Redzepi: reflexões inteligentes de um jornalista

Chef Petter Nilsson sendo filmado pelos cinegrafistas do Cook it Raw



Chefs corriam atrás de ingredientes e cozinhavam. Organizadores organizavam. Cinegrafistas rodeavam como moscas e atrapalhavam o trabalho dos outros.

E os jornalistas?

Que faziam os jornalistas no Cook it Raw?

Traduziam. Literamente, já que aquilo era uma torre de Babel, mas além disso, figuradamente. Procuravam explicar a eles próprios e ao público de fora em que diabo de fim de mundo tínhamos ido parar, e porque.

Mattias Kroon grelhando bacon à espera dos chefs

Sem dúvida alguma, voltei da Lapônia com um grande tesouro: amizades súbitas com jornalistas do primeiríssimo escalão. Um de meus favoritos chama-se Mattias Kroon e entende como poucos de gastronomia nórdica. Fui caçar patos com ele, e os chefs Alex Atala e Magnus Nilsson, numa tarde fria porém luminosa. Eis os caçadores:





Enquanto os chefs exploravam cantos protegidos do rio em busca de algo em que atirar, fiquei horas com Mattias ao redor de uma fogueira improvisada, grelhamos bacon e embutido de rena, e discutimos - que mais? - gastronomia.

 


A grande pena é eu não poder ler nada do que ele escreve (na revista Mat & Vanner), como o recente perfil de René Redzepi. Em compensação, Mattias fala inglês perfeito e soube resumir, como poucos, o espírito do Cook it Raw. Vejam neste vídeo, feito lá mesmo pela adorável Kim McLoughlin, outra jornalista de quem fiquei amiga:







E aqui, link para meu álbum de fotos do Cook it Raw!

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...